segunda-feira, 5 de abril de 2010

VISITA DO PRESIDENTE JOAQUIM CHISSANO EM MARÇO DE 2004 A CHIMOIO - MANICA

DISCURSO DE MAHOMED ICBAL COMO REPRESENTANTE DOS EMPRESÁRIOS DE MANICA, NO JANTAR OFERECIDO AO PRESIDENTE NO RESTAURANTE RUFARO EM CHIMOIO

 

Excelência Senhor Presidente da República

Exmo. Senhor Governador da Província de Manica

Ilustres membros do Governo

Senhores membros da Comitiva presidencial

Minhas senhoras e meus senhores

 

É para nós uma grande satisfação poder acolher neste salão o mais alto magistrado da Nação e a ilustre comitiva que o acompanha, nessa sua visita oficial a Província de Manica e em especial a cidade de Chimoio. Estou certo que traduzo fielmente, o sentimento de todos os agentes económicos aqui presentes, empresários e empresárias, industriais, hoteleiros, transportadores e agricultores que constituem este magno grupo, de qual fui incumbido a tarefa de ser o porta voz,

E é pela alegria, e a utilidade que atribuímos á Sua visita a nossa Província, que não quisemos perder a oportunidade de reunir-se nesta sala, especialmente com o objectivo de lhe dar, Excelência senhor Presidente, as boas vindas a nossa Província. E acredito de que a sua presença nesta Provincia, contribuirá para reforçar e prestigiar cada vez mais este importante órgão de representação.

A Província de Manica conheceu nos ultimos anos um crescimento económico a todos os níveis, reduzindo consideravelmente a taxa de desemprego, melhorando as condições de vida de cidadãos e não só, como também, saiu do anonimato a nivel nacional e internacional.

Excelência,

Assim como, não há um bom prato de comida sem um bom cozinheiro, por detraz deste progresso da Província , também, existe um homem a quem não se pode negar, em grande parte, o mérito desse facto, um homem que, por amor ao trabalho, muitas vezes, abdicando-se do conforto do seu gabinete, vai ao terreno, procurar saber das dificuldades da população e dos agentes economicos, ajudando-os no que for necessário.

 

 

Por esta razão, não queremos deixar passar este solene momento, de agradecer a Vossa Excelência, Senhor Presidente da República, por nos ter presenteado com este Homem, como Governador desta Província, o Senhor Soares Nhaca.

A Província de Manica é rica na agricultura e propícia a investimentos nesta e noutras áreas, contudo, há os que  reclamam por um maior  incentivo do Governo,  mais benefícios e o acesso a gasóleo mais barato para os agricultores.

No sector dos transportes é imperioso afastar-se todo o tipo de concorrência desleal que só prejudica a solução dos graves problemas que estes enfrentam e que tendem a aumentar, com o fosso cada vez mais fundo entre os  transportadores licenciados e os ilegais;

 ilegais estes, que infringem sistematicamente a Lei em nome da “sobrevivência” e Liberdade, esquecendo-se que a “Liberdade significa Responsabilidade, e não devemos deixar que o necessário tome o lugar do essencial”.

Preocupa-nos também, assim como ao Governo, a situação económica do país, as crises sociais, a proliferação de bolsas de pobreza e os consequentes indicadores da degradação, tanto do poder de compra, como das condições de vida de grande parte da população, elevadas taxas de desemprego, o já repetitivo ciclo dos aumentos dos preços de géneros de primeira necessidade, o aumento dos custos de saúde e do ensino.

E convictos, queremos aqui frizar, que tudo faremos para contribuir com o governo, no sentido de erradicar estas preocupações, convidando mais colegas investidores, criando mais postos de trabalho, porque hoje, o País reune todas as condições indispensáveis, e principais factores de atracção do investimento tanto nacional como externo, ou seja:

 -         Estabilidade política e social,

-         Estabilidade macro-económica,

-         Facilidades quanto a movimentos de capitais,

-         Existência de um quadro regulador favorável aos investimentos.

 

 

Por isso dizemos aos colegas investidores, sejam benvindos pois

“não há pequenos passos em grandes negócios”,

 

Senhor Presidente

Não pretendemos tornar essa sua visita num palco de reivindicações ou de lamentações, mas se fizemos alguma incursão nesse sentido, é porque julgamos estar a interpretar, o sentimento de um grande número de agentes económicos, e quem melhor do que vossa Excelência, na qualidade de mais alto magistrado da nação, para ouvir e escutar o que levamos na alma.

Queira senhor Presidente, aceitar mais uma vez, em meu nome pessoal, e no de todos os colegas  que aqui represento, as boas vindas a nossa Província e que possa desfrutar das maravilhas e da hospitalidade que Manica oferece, sempre aos amigos e ilustres visitantes.

Terminando, esperamos que V. Excia dê-nos mais uma lição pela experiência que possuí para melhor contribuirmos na parceria da luta contra a pobreza absoluta e no desenvolvimento da economia nacional.

 

 

Muito Obrigado

Mahomed Icbal Daud

Chimoio aos 09 de Março de 2004

 

Sem comentários:

Enviar um comentário